Estádio das Laranjeiras

Estádio das Laranjeiras

   O Estádio Manuel Schwartz é mais conhecido como Estádio (do bairro) de Laranjeiras, Estádio das Laranjeiras, ou, também, Estádio Álvaro Chaves, devido ao nome da rua onde fica localizado.
   Foi o local onde o tricolor carioca mandou seus jogos durante décadas. Porém, por motivos de segurança, em função da grande demanda de público em seus jogos, não o faz mais, jogando atualmente no maracanã.
   Em 14 de agosto de 1904, foi realizado o primeiro jogo interestadual no Campo da Rua Guanabara, que ficava no mesmo local do Estádio das Laranjeiras, apenas com o gramado em posição diferente, contra o Paulistano. Havia uma distinção entre estruturas de estádios nas primeiras décadas do século XX, de modo que o Campo da Rua Guanabara, com as suas arquibancadas de madeira, ainda não era considerado um estádio, sendo o Estádio das Laranjeiras o primeiro a ser totalmente construído de cimento na América Latina.
   Já a primeira partida do Fluminense no Estádio das Laranjeiras, foi na vitória por 4 a 1 sobre o Vila Isabel em 13 de julho de 1919, em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, com os gols tricolores tendo sido marcados por Henry Welfare  (3) e Machado.
   O tradicional estádio foi palco de grandes conquistas do Tricolor, de muitas decisões de campeonatos, com o Fluminense tendo conquistado 18 títulos em seu estádio (incluindo 6 torneios início), que também foi a primeira casa da Seleção Brasileira, onde a seleção canarinho ganhou os seus primeiros títulos oficiais relevantes e onde se tornou conhecida no mundo.
   Inaugurado em 1919 com capacidade para 18.000 pessoas e tendo tido sua capacidade ampliada para 25.000 pessoas já a partir de 1922, em alguns jogos este estádio teve públicos estimados maiores que a sua capacidade, mas aparentemente o recorde de público pagante deste estádio foi na partida Fluminense 3 a 1 Flamengo, em 14 de junho de 1925, quando 25.718 espectadores pagaram ingressos, embora nos dias de hoje se desconheça o público da partida do Fluminense contra o Sporting Clube de Portugal, realizado em 15 de julho de1928 na disputa da Taça Vulcain, com o estádio lotado e mais 2.000 cadeiras sendo colocadas na pista de atletismo para comportar o público presente.
   O Estádio de Laranjeiras recebeu iluminação artificial já em 21 de junho de 1928, tendo sido ela inaugurada na partida disputada entre a Seleção Carioca de Futebol e o Motherwell Football Club,da Escócia.
   Atualmente a capacidade do Estádio é de 8.000 pessoas, após a demolição de parte de suas arquibancadas em 1961 e medidas para garantir a segurança e o conforto de eventuais assistentes, já que o estádio está desativado para jogos oficiais.
   Por conta disso, o Fluminense não manda seus compromissos futebolísticos no seu estádio, pois esse não tem mais condições de segurança para receber eventos de grande porte. Atualmente é usado apenas para treinos e pequenos eventos comemorativos.
   O Fluminense disputou em Laranjeiras 839 partidas, com 531 vitórias, 158 empates e 150 derrotas, 2.206 gols pró e 1049 gols contra, até o último jogo disputado,em 26 de fevereiro de 2003, no empate de 3 a 3 contra o Americano Futebol Clube, pelo Campeonato Carioca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário